sábado, 16 de abril de 2011

É Durian de ingerir

O nosso primeiro contacto sensorial com os Durians teve início quando o nosso olfacto detectou um aroma fétido e pestilento proveniente das bancadas de comida espalhadas pelas ruas de KL. Não sabemos de onde vem, mas a nossa imaginação cria asas e transporta-nos desde logo para as casas de banho espalhadas pela cidade. São tão peculiares na sua limpeza que quase nos obrigam a querer levar uma mola no nariz cada vez que as necessidades fisiológicas nos obrigam a entrar dentro delas.

Cheira mal...cheira a Durian!!!



As entranhas do fruto maldito.

Entretanto, recordamo-nos das memórias partilhadas pela Raquel após a sua viagem à Tailândia "Eles adoram um fruto que cheira horrivelmente mal e cujo sabor também não fica atrás..." É o Durian. Um fruto exótico cujo aroma e sabor seriam de querer afastar o mais terrível dos inimigos. Mas não, aqui vêm-se durians à venda por todo o lado e os malaios também demonstram ser apreciadores natos deste fruto particular. Os espinhos que o cobrem perfumados com o típico aroma poderiam ser um prenúncio a não provar, mas a população insiste em considerá-los o must da região. Mas nem por isso deixam de ser conscientes da intensidade aromática, proibindo a entrada desta espécie em qualquer hostel: "Durians Outside". O seu fruto mais apetecido é o mais por nós temido!

Estamos em Kuala Lumpur e mesmo que os nossos sentidos bloqueiem a nossa vontade, a razão é mais forte e convence a prova. Resultado da análise obtida pelas papilas gustativas: sabe a refugado de cebola doce. Resultado dos receptores tácteis: é mole como a manga. Resultado geral: não gostamos do cheiro, à vista até é um fruto exótico, sabe mal apesar de doce e quando se desfaz nas mãos também não ajuda! Negativo portanto... não vai continuar na nossa lista de pedidos diários.

Um malaio que estava sentado numa mesa junto da nossa ria-se com os companheiros ao observarem as nossas manifestações da prova. Curioso, levantou-se e perguntou-nos de onde éramos. Quando soube ficou admiradíssimo por querermos provar. "I've never seen any european wanted to taste this!"

Pronto para a prova!

4 comentários:

  1. Sei que têm mil e uma razões para preferir estar aí por isso lembro-vos que também por cá temos alguns "frutos exóticos" desses difíceis de digerir... pensa numa dobrada, nuns pezinhos de coentrada ou numa bela orelha de porco com pêlo e os Durians ganham pontos!!
    Beijos da Guiga com saudades e sabor a croissants do careca ;)=

    ResponderEliminar
  2. Ahahahah gargalhadas matinais após ler os teus comments ;) obrigado Guiga! Assim temos "menos" saudades de Portugal :)) beijinhoo a caminho da floresta Taman Negara!

    ResponderEliminar
  3. Curti bué essas nêsperas! Hehehe Deve saber melhor a grelhada mista do jantar em alfama:) abraço e um bjinho! Vou estar atento ao vosso blog! Nwood

    ResponderEliminar
  4. Nao 'e assim tao mau :P Eu ate gostei do sabor e pensei que o cheiro fosse bem pior... O que nao gostei nada foi ficar a arrotar a noite toda com sabor a durian. Nao fica na minha lista de preferencias, isso 'e certo :))

    Gostaram de Cameron highlands e taman negara?

    Beijinhos e divirtam-se. Nos estamos a adorar Bali!

    ResponderEliminar