quinta-feira, 26 de maio de 2011

BKK em 2554


-Hello!
-Wheie you fom?
-Wheie do you go?
-Tuk-Tuk!

É assim em Banguecoque, no ano de 2554.
O prazo de validade dos produtos que adquirimos têm uma data estranha: 04/2554.
Conservantes bem potentes capazes de resistir a séculos de passagem, pensamos, até que o mito se desfaz e afinal não estamos no futuro: é o calendário budista. 



10 milhões de habitantes confinados numa capital com kms de diâmetro que nunca mais acabam só poderiam culminar num trânsito caótico e pessoas (milhares!) por todo o lado. É incrível, para onde quer que se olhe há sempre uma barraquinha transportável que vende milhões de artefactos, imitações, bugigangas, comida, qualquer coisa, desde que se consuma. Aqui torna-se impossível não nos deixarmos de consumir pelo consumo. E depois, há as massagens, também em cada esquina.

-Hello!
-Foot massaaaaaageeeeeeee?
Também não conseguimos resistir, mas fomos para uma Thai Massage. Puxão daqui, entorce dali, estica a perna, agora o braço para a esquerda, a outra perna para a direita, o corpo torce para trás e a cabeça....(ai que fico sem pescoço!) para qualquer sentido desde que seja contrário. Isto tudo com uma tailandesa entrelaçada em nós e aflita para nos conseguir esticar os músculos. Ufff... não restou um músculo sem esticão! Mas no final sabe tão bem...

Chegámos às 6h da manhã e seguimos para a famosa rua dos bakpackers: a Khao san Road. Nas ruas ainda nos cruzámos com resistentes da noitada anterior. O que resta da noite não é um bom cartão de visita, por isso vamos para a Rambutri, bem pertinho e bem mais bonita.

Dia seguinte, 17 de Maio, é feriado nacional na Tailândia: Buddha day. Todos (mas mesmo todos) os tailandeses saem à rua e correm para os templos budistas para irem rezar: 3 voltas ao templo com uma flor e 3 incensos presos nas palmas das mãos, uma contra a outra, em pose de reza.A cabeça sempre ligeiramente inclinada para baixo como manda a tradição budista. Os mais crentes, vestem-se todos de branco e diz a Lily, uma tailandesa muito simpática que meteu conversa connosco, neste dia especialmente,
you have to do three things: think good, do good and eat vegetarian.

So fine... We just love this buddist way of living, pensamos nós. Mas claro, nem todos são assim. A caminho do Grande Palácio, um complexo enorme de templos com o famoso Buda Esmeralda, o gigante Buda reclinado mais o palácio do tão publicitado Rei, um tailandês muito bem vestido e com um inglês fluente (raro na comunidade thai), interpela-nos perante o nosso inequívoco ar turista e expressa-se:
- Grand Palace is closed! Buddha Day! Only at 14h30. Wheie you fom?
- Portuguéeee (ensinaram-nos que só assim eles percebem)
- Potuguéeee, good! Lonaldo!
- Yeahhh.
- So today you have to go other temples, show the map, here, go here, than there, tuk-tuk wait for youuuu...Ok? Yeah, yeah, so today if you go to a TAT (Thailand Autorization Turism), it's the govenment turist agency, you have discouuuunnnnnnt.. Yeah? Light light. Go there, see on TV, only today you have discount. Don't go to plivate toulist agencies, they cheat you, they don't do what they say... no no no, don't go. Okkkkkk?? Yeaaahhhh. So, tuk-tuk, I'll see fo you.
Chega o rapaz do tuk-tuk.
- So foty (40) baht go here, here and here and wait fo them, ok?
- Ok.
- Thank you. Kop kon kaaaaa. (agradecemos de coração pela partilha, pelo doing good... mal sabiamos o que nos esperava)

Tuk-Tuk a caminho do templo do big foot. O rapaz com ar bonzinho e confiável, espera impaciantemente pela nossa visita minuciosa (era um dos primeiros, daí a demora. Depois de vermos 500 mil, já não há pormenor que se detecte)
Nada de especial, pensamos, mas está bem, bora lá ao próximo.
Próxima paragem, a tão publicitada TAT. À porta outros Tuk-Tuk, lá dentro, só farangs (estrangeiros ou brancos em thai) sentados em secretárias.
Hum... cheira a esturro.

- Helloooooo, so weie you fom?
- Portuguéeeee.
- Portuguéeeee, goooood :)
- So weie do you wana goo? Chiang Mai? I'm fom Chiang Mai!! Yeahhh lealy nice place to see.
Meia hora de blá-blá-blá, you can do this, you can do that, see the tribe, riding elefants, you go fist night, stay in our guesthouse, gooooddd, next day you go there, other day you go there, Blá-Blá-Blá............ so all of this, 7 days, 9.900Baht (+ ou - 230€)!!!

Of course not! We don't wanna be like sheeps that go around in groups, following the guide with a flag and a stamp on your forehead saying "We are tourists and pay for everything just to see you!" And we don't want to pay this huge and exorbitant money as well.

- Sorry, we have to think first before we decide, it's ok with you?
- Ok! Thank you! (the same as= Ok, Thank you for waisting my time!)

À saída, o tuk-tuk guy muito curioso:
- Did you buy anything in there?
- No we didn't, we want to think and decide tomorrow...
- Ok, so now, I will take you to a store, you don't have to buy anything, just go there, so I can take gasoline cupons for free!
- Oh... so sorry, but we really prefer going to the other temples...
- No, you have to help me, please, fist go there, then temples, ok?
- Sorry... but no...
- Ok I'll take you there.

(As têmporas do Pedro começam a mostrar sinais de ebulição)
Chegamos à tão premeditada loja de seda e qual o nosso não espanto quando vislumbramos mais tuk-tuk parados à porta.
Damos-lhe o dinheiro e viramos costas. O tuk-tuk guy fica com o ar mais envergonhado do Mundo perante os colegas "ganhadores".
Numa destas, já não voltamos a cair. Principalmente quando andar de táxi em Banguecoque é incrivelmente barato, desde que se exija o taxi meter. Para quem quiser vir proximamente, nunca se esqueça deste pequeno grande pormenor. É mesmo muito barato andar de táxi em BKK. O problema muitas vezes é o trânsito caótico que nem anda nem desanda. Nessas ocasiões é sempre aconselhável optar pelo fresquinho-tipo-arca frigorífica sky train.


@ Jim Thompson House

À noite, a rezar.

2 sras muito crentes no Buddha Day.

3 voltinhas ao templo.








A colar folhas de ouro no buda.

4 comentários:

  1. Pedro e Cláudia hoje sonhei convosco estavam tal e qual como na foto do skybar mas na Rebelva...
    Sei que já começa a ser uma redundância mas é mesmo maravilhoso ir seguindo o vosso blog, os relatos são sempre divertidos e autênticos e acabamos por viajar um pouco convosco e recarregar baterias virtualmente!
    PS: o chá é óptimo e caixa linda.

    ResponderEliminar
  2. :))) obrigada Violeta pela força, pela companhia. Sabe tão bem sentir que continuam aí! Vai continuando a deliciar-nos com o teu blogue também!!! :)))) beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. i lika lika lot. vely gooooood. Vocemessezes são os maiores. 1 beijo e 1 queijo.

    ResponderEliminar
  4. :) Tu é que és o maior!! Obligados, thank youuuuuuuu thank youuuuuuuuuu

    ResponderEliminar