sábado, 28 de maio de 2011

Couchsurfing "Lealy Cool"

Em Khao San Road, no dia seguinte, o pé do Pedro impediu-o de andar. Uma bolha inflamada e infectada, cheia de pús, provocada por talvez um bicho, talvez um andar demais com tiras de chinelo, permitiu-nos descansar e observar a vibe backpacker deste bairro. À noite, ao som da música ao vivo "I shot the shelif..." fantasticamente cantada por um thai-cowboy, conhecemos 3 brasileiros, paulistas, bem bacanas, e 2 tugas, o Diogo e a Felipa, muito simpáticos, com os quais ficámos à conversa pela noite fora. Entretanto, respostas de couchsurfers, a Peak e o Tanut, tailandeses, estão disponíveis para encontrarem-se connosco!

Conhecemos a Peak, num couchsurf meeting em BKK, numa noite em que também conhecemos outros couchsurfers, franceses, ingleses, dinamarqueses, americanos, brasileiros, um autêntico melting pot. A Peak é tailandesa, já viveu na América, por isso fala bem inglês, e tem um fiancé françois, o Guillaume, com quem planeia ir viver para França nos próximos meses. A cumplicidade é imediata e seguimos para a "nossa" Khao San Road, a famosa rua onde a night promete. Chegamos a uma festa privada, alguém de dentro consegue entrada, é uma festa com actores, figuras da moda e socialite locais. Há banda ao vivo, a discoteca é fancy, as tailandesas, ao contrário das malaias, vestem-se a rigor, super fashion, e fazem tudo (incluindo idas à Coreia do Sul) para ficarem com os narizes "like yours", diz-me a Jekky, a pele mais clara, like Michael Jackson? (pergunto eu) e para abrirem mais os olhos!!! "Por isso quando vires, a pele mais branca, eye-liner nos olhos e lentes de contacto, já sabes, foi à Coreia fazer uma plástica." diz-me a Jekky. Bem que já tinha reparado, nos supermercados e perfumarias, produtos Whitening enchem as prateleiras. Ainda não vi um produto cosmético que não diga Whitening, tanto para os homens como para as mulheres. São realmente obcecados com a brancura. Como ia relatando, pormenores cosméticos à parte, saimos da festa fancy onde não se conseguia falar e preferimos o cocktail bar da rua. Por entre música, dança e White Russians (thank you for the Dude, he knows what is good ;) vodka com tipo Baleys) partilhámos experiências e conversa e prometemos voltar à festa de despedida do Ethan, no próximo sábado!

Soooo... a few more days in BKK :) Chegámos à casa do outro couchsurfer tailandês, o Tanut, farmacêutico, como eu, e que gosta de fazer escalada, como nós. Disponibiliza-nos os seus 30m2 de quarto+frigo+microondas+wc open-space, mas com cama extra com uma grande generosidade! Leva-nos a jantar fora. Na Tailândia, a comida na rua é tão acessível que é raro o tailandês que cozinha.
- Do you wanna try pork intestine?
- Why not? We have like that in Portugal but never tried besides sausage.
Gostámos bastante! Um bocadinho gelatinosas... mas muito saborosas.
Dias seguintes, andar e mais andar, anda-se tanto em BKK. No mapa parece já ali... mas o "ali" nunca mais chega. Mas sabe bem ver a vida nas ruas, a agitação, sentir o cheiro da comida no ar. Sentir o bafo quente já não é tão bom, mas passa com uma escapadela ao ar condicionado de um dos milhares de mega shopping centers da cidade. À noite encontrávamo-nos com o Tanut, levou-nos a um skybar com uma vista fantástica da cidade, semelhante ao Lebua Tower como tinha experimentado da outra vez que vim cá em trabalho. "Lealy cool" era a frase preferida do Tanut. So nice hearing that.

No Sábado, a festa de despedida do Ethan e de boas-vindas de um Sebastien, que não conhecíamos. O Ethan é americano, e esteve a trabalhar numa ONG em Timor-Leste. Adorou! Recomendou-nos vivamente. Após 17 meses pela Ásia, vai voltar à América para a vida que a todos nos espera: trabalho e lazer.
Comida, música, copos, partilhas e mais partilhas, "Where do you from?" "How long are you staying here?" "Where do you want to go next?", horas para apanharmos um táxi thai que era amigo do espanhol mais alucinado e cool de Madrid, finalmente desembocámos numa discoteca, gigante, com a música a bombar e os tailandeses a dançar freneticamente um tum-tum como se não houvesse amanhã. Para nós haverá... por isso seguimos caminho, deixámos para trás os nossos recém-companheiros de copos e desejámos um dia, quem sabe, voltar a encontrá-los numa qualquer outra cidade do Mundo.


Com o Tanut num parque de diversões.

Rambutri Road.


Hippie vibe @ BKK

A discoteca fancy.

O Tiger! Lindo!

Em vez do Hot-Dog... há bicharada para a ressaca.

1º Couchsurfing Meeting.

Sky Bar @ BKK.

Alberto, o madrileno mais cool de BKK :)

Horas para apanhar o táxi...

Na disco, com o Alberto, um thai e o Victor (da direita para a esquerda).

Mega Drop!! Que berraria!!!

Com as gémeas semi thai-semi italian.

Com a Peak,,, so nice.

Com o Ethan! Goodbye Ethan!

6 comentários:

  1. Meus queridos amigos as vossas aventuras têm-me feito companhia, além de serem a minha janela para o mundo exterior.
    Em casa faz uma semana a escrever o projecto de tese de doutoramento que vou entregar na Universidade do Porto esta segunda-feira :)

    Ri-me que nem uma perdida com a linguagem dos l's descrita no BKK em 2554; antes disso com o facto de o post prenunciar uma qualquer viagem espaço-tempo, ao estilo ficção científica que adoro e quando acabo de ler estavam no calendário budista! Lol
    A peripécia com o tuk-tuk trouxe-me logo à realidade nacional, com essa coisa do posto oficial de turismo ser tão, ou mais, mafioso como aqueles que crítica... têm que compreender, cá estamos em plena campanha para as legislativas... é um stress assistir às mentiras pegadas do Sócrates... mas passemos à frente!
    Já deu para perceber que o bulício citadino é enorme, nem os templos estão safos com essa coisa do buddha day, lol. Adorei as fotos desse post, como as dos outros! :)

    Da vossa treehouse in Ko Pha Ngan e do ambiente à volta fiquei cá uma inveja! :) :) :)
    Já me estava a imaginar aí sem livros para ler, nem dados para analisar. Uns mergulhos nesse mar azul espectacular... ui ui! ;)

    Hoje mais risada com o Couchsurfing "Lealy Cool". É uma fonética que não escapa a r nenhum!
    lol Vocês devem achar um piadão :)
    Encontrar tanta gente por esse mundo fora, trocar esperiências e histórias de vida, delicio-me cá deste lado do mundo com os relatos.

    Uma treta a bolha no pé do Pedro, mas com uma farmacêutica/médica/enfermeira como tu não se pode queixar, teve de certeza todos os mimos e cuidados redobrados. Vê lá se ele se habitua! Ainda tens que o carregar às cavalitas! LOL ;)
    Não estando aí o bafo quente do ar no Algarve também não me tem agradado! Estamos a ficar com clima tropical. Tem chovido e feito sol no mesmo dia, várias vezes... estamos quase uma segunda Cuba ocidental com este clima, e com o facto de qualquer dia os estrangeiros serem os únicos que hão-de cá ter poder de compra! (já te estás a rir! LOL) Esta semana já fui acusada de falar de política até quando o assunto é meteorologia...ahahahahahahaha

    Adorei o Tiger, como tinha adorado já o Cão Roxo (que achei brutal, alguém o apanhou e estava um bocado tocado!) e a Blackie; as restantes fotos - testemunho dos vossos sorrisos e da alegria que transmitem ao viver este percurso, até teres colocado aqui os Bichos Para A Ressaca!!!!!!!!!!!
    Tu não me digas que COMESTE ISSO?! COMERAM ISSO?! Blhéc! Blhéc! arrepiei-me toda quando ampliei a foto, porque queria perceber que bichos eram esses... fiquei sem saber na mesma porque assim que fez o zoom fechei logo a janela! LOL LOL não sou muito dada a essas experiências gastronómico-culturais!
    O David está na esperança que vocês encontrem aí um ingrediente qualquer para usar no Mussiene mas desses não, ok?!

    Beijinhos e abraços nossos cheios de saudades.
    Ficamos à espera de mais ;)

    ResponderEliminar
  2. Alô amiga!
    LOL também nos fartámos de rir com o teu comment!! :) Vamos por partes:
    - A tua tese já entregaste, que tal? Temos a certeza que vais brilhar :) o esforço, dedicação e trabalho são sempre recompensados, força!
    - Temos reparado pelo fcbook q a política anda a ferver por Portugal! Na sua génese: a ver quem é que rouba mais a quem ;) temos estado atentos, mas nem por isso muito preocupados. Quando chegarmos, aí sim! Até lá... aproveitar ;) aqui também abunda a corrupção, os tailandeses estão fartos deste governo, veneram o Rei, mas está doente por isso nada faz, o filho do Rei é um valdevinos, segundo os thai, por isso ninguém gosta dele. As eleições estão aí à porta (em princípios de Julho). Prevêm-se contestações: camisolas vermelhas contra camisolas amarelas. Não estaremos cá, felizmente!
    -adoramos quando trocam os "r" pelos "l", é mesmo delicioso, chegámos a ver escrito numa ementa "lice" em vez de "rice"!
    -podes vir para cá, quando quiseres, marca viagem e tira férias com o David ;)
    -quanto ao ser médica... nem por isso! lol enfermeira.. talvez, fiz os pensos ao Pedro; farmacêutica, um bocadinho, sabia de alguns medicamentos para ajudar a tratar, mas a farmacêutica tailandesa sabia mais do que eu.. sabes como é, em cosmética é um pouco diferente.
    -quanto aos bichos... lol, na verdade não experimentámos nada de baratas nem de larvas. Quando estava aí pensava que era capaz de experimentar, aqui ainda não fomos capazes!É tão horrível de ver!! O instinto da fome fica logo anulado!!
    -ingredientes novos: experimentem encontrar "lemon grass" ou "citronelle", cardamomo e Kaffir lime (muitoooo bom!!) e o tamarindo! Achamos que é assim que se escreve, mas pesquisem sobre estes ingredientes. São maravilhosamente aromáticos! Nós fizémos um curso de cozinha aqui em Chiang Mai, numa quinta que cultiva os seus próprios produtos, biológicos, foi muito bom. Depois postamos o resultado.
    Um grande beijinho nosso e obrigada por estarem aí, connosco.

    ResponderEliminar
  3. Que espectáculo de aventura!!! E de blogue!!!! Continuação de muito boas viagens!!!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Bernardo! Grande abraço e beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá :) adoro ler as vossas aventuras e ver que se estão a divertir. Nós passamos pouco tempo em Bangkok e pelas vossas estòrias fico com pena de não termos regressado. Achei fantástico terem ido ao Couchsurfing meeting :) que bela forma de conhecerem pessoas!
    Estão agora em Luang Prabang? Nós gostamos imenso de LP e adorei os batidos de fruta. Ondem pensam ir depois?
    Divirtam-se e continuem a partilhar :)

    ResponderEliminar
  6. Alô Romana e Emanuele :) Nós ficámos apaixonados por Luang Prabang! De longe o highlight da viagem, até agora. Tanto tanto, que vamos ficar uma semana pelo menos por cá, a usufruir todos os cafés lindos, coloniais, as esplanadas de madeira, a vegetação, os templos,a cascata, as tribos e a comida. Sim, os batidos são diferentes, com leite de côco e mais cremosos, o Pedro adora, eu já não sou tão fã do côco... Depois, Vang Vieng, depois Vientiane, depois (talvez) as 4 mil ilhas no Mekong, no sul, depois, Cambodja. Continuem aí! Nós também temos acompanhado as vossas aventuras, na caravana, espectáculo, adorávamos fazer isso (fizémos em Portugal no Verão passado, e estamos fãs). Um grande beijinho e boas viagens. Keep in touch ;)

    ResponderEliminar