quarta-feira, 18 de maio de 2011

Georgetown - Penang

Não foi rápida, a viagem que nos levou a Penang. O mini bus conduzido pelo Daniel levou cerca de 7 horas para fazer os 350 Km que nos separavam de Kuala Besut, ultrapassado a cada instante por condutores em modo de corrida, que faziam tangentes aos carros vindos em sentido contrário. A verdade é que tínhamos que atravessar o norte da Malásia de Este para Oeste e vencer uma cadeia montanhosa que se atravessa pelo meio, mas a condução do nosso simpático, e cauteloso, motorista provou ser a mais adequada, e os dois acidentes que vimos pelo caminho isso mesmo testemunham. Lá diz o ditado que Devagar se vai Longe...
Georgetown, já nos tinham avisado, adivinhava-se uma cidade gourmet, onde se pode apreciar o melhor da cozinha Malaia. Tanto melhor para os nossos estômagos :)
Efectivamente fomos conquistados desde o primeiro instante quando, depois da habitual romaria por algumas Guest Houses, mochila às costas, na tentativa de encontrar um bom/económico sitío para pernoitar, nos sentámos à mesa de um restaurante indiano das redondezas.
Os dias que se seguiram foram passados a experimentar a gastronomia, de forte influência indiana e chinesa e a visitar a cidade, com os seus inúmeros templos budistas, hindus e muçulmanos e edifícios com influência colonial.
Ficámos fâs do food court "Red Garden", um zona de restauração com um palco onde artistas locais animavam os jantares com shows de canto e dança, qual baile de aldeia ou feira popular portuguesa. Aos primeiros acordes os locais prontamente acorriam para a pista para um pézinho de dança, num espectáculo muito engraçado de se ver, cheio de personagens muito caricatas e alguns, sem dúvida, habituées que acompanhavam as letras das canções Malaias e Inglesas.
Enchemo-nos de coragem para enfrentar o trânsito Malaio, que além de um pouco caótico, circula pelo "lado contrário", alugámos uma mota típica e fomos à descoberta da península (está ligada ao continente por uma ponte) de Penang.
Pelo caminho visitámos um jardim de especiarias muito bonito e, claro está, provámos mais algumas especialidades locais tais como o Assam Laksa (sopa de noodles e legumes agridoce e um pouco picante com molho de tamarindo) e o Cendol (uma popular sobremesa feita com noodles doces de cor verde, feijões vermelhos adocicados, leite de côco, leite condensado, gelo picado, milho doce e açucar de cana).

Red Garden

Yap Kongsi Temple

Goddess of Mercy Temple

Khoo Kongsi Temple
Khoo Kongsi Temple

Petisco chinês


A nossa motinha malaia
Uma estadia que se previa curta acabou por se prolongar por quase uma semana (também por causa da emissão do visto para a Tailândia) mas foi muito compensador, e que o diga o quilinho a mais em cada um de nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário