quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Éden

Como é que se descreve o paraíso sem cair na tentação do cliché?
Já Adão e Eva também lá estiveram e caíram numa tentação (e provavelmente não se arrependeram) mas nós, com o bikini e calções a substituirem as benditas parras tapadeiras da verdadeira intimidade, vamos tentar não abusar da caracterização batida que utilizaria palavras como

"o paraíso na Terra...lindo...o céu...areia branca e sedosa...corais multicolores...peixes dignos de aquário...tartarugas fofinhas...tudo o que qualquer ser humano sonha..."
e se calhar, optamos por um vocabulário mais básico para evitar ataques súbditos de "inveja alheia" (saudável claro ;)

Chegámos à praia Long Beach, na ilha Perhentian Kecil, numa tarde de céu limpo e calor abrasador. Ainda no barco, colocamos a mão na água: morna! Que óptima! Mergulhar numa água transparente azul turquesa começa a ser uma imagem permanente diante dos nossos olhos, por isso a escolha dos bungalows foi realmente célere. À beira-mar conhecemos um casal filandês, a Sanna e o Risto, que andam a viajar há 4 meses pela Ásia e também vieram relaxar para as Perhentian. Acabámos por ficar vizinhos e amigos por uma semana.

Atravessando a ilha num passeio pedestre de 10 min, atingimos outra praia, a Coral Bay. Já o guia recomendava, e muito bem: Long Beach é para a farra, com backpackers e festas na praia todos os dias, Coral Bay é para quem quer estar no chill-out... A ideia de podermos escolher entre dois mundos opostos agradou-nos, por isso, sempre que estávamos fartos da farra ou da confusão da areia (máximo 30 pessoas na praia) lá íamos atravessar a ilha... Coral Bay deve este nome porque está cheia de corais partidos à beira-mar. É mesmo muito bonita, bastante mais romântica e fotogénica que Long Beach. Não tem ondas, ao contrário de Long Beach, por isso um dia alugámos equipamento de snorkelling e fomos mergulhar num autêntico aquário natural. Adorámos! Tantos peixes e corais diferentes. No dia seguinte, seguimos o conselho dos nosso vizinhos filandeses e fomos fazer o tão publicitado tour de snorkelling durante o dia. O humor contagiante do Matt, o instrutor, prometia um dia em cheio. E assim foi,

1ª paragem: fish and coral point
2ª paragem: turtle point
3ª paragem: almoço na vila dos pescadores
4ª paragem: shark point

Matt: "Anyoneeeee.... last wishes?? Before the shark eat you?"
Us: "They had already lunched, right?"
Matt: "Oh, no, sorry, you are going to be their lunch"

(Ahhahah pois pois, brinca brinca, mas acho que vou ter um ataque de pânico quando vir um à minha frente. Nunca mais me hei-de esquecer da influência que o filme O Tubarão teve na minha infância
"Paiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii... Chega aqui........"
"O que foi filhinha?"
"Não consigo dormir, está ali um tubarão...Tenho medo"
"Onde?"
"Ali por cima da minha estante..."
"Não está, vês agora com a luz acesa?"
Só sei que não dormi durante uma semana, eu via mesmo um tubarão na parede - mais a boca e os dentes, como se conseguisse atacar-me assim que eu fechasse os olhos)

Mas a realidade foi diferente. Sim, palpitações claro. A ideia que nos vendem dos tubarões não é a mais pacífica. Mas estes não intimidam assim tanto. Quando vi o primeiro, o meu coração parecia que ia explodir de ansiedade! Levantei a cabeça da água, "Shark, here!" Queria avisar toda a gente, para todos verem. Volto a colocar a cabeça dentro de água e nada de tubarão.. Perdi-o! Primeiro algum receio e no fim já andava à procura deles. Foi muito emocionante observá-los a andarem aos círculos à nossa volta.

5ª paragem: romantic beach - que é muito bonita sim sr, mas como todos os programas à venda pela ilha, incluem visita a esta praia... o romântico, fica para a próxima.

Foi um dia muito bem passado e conseguimos ver bastante mais vida marinha do que a que tínhamos visto no dia anterior. Não nos arrependemos e aconselhamos vivamente a quem lá for.

O resto da semana passou num instante, com aulas de dança folk ensinadas pelo Rui, tuga, que estava lá a passar uma temporada; trekking à volta da ilha; praia; mergulho; jantar barbeque; beber sumos naturais de fruta a toda a hora; praia; mergulho; ler; adormecer à sombra de uma palmeira com a visão de um esquilo a roer um côco e a pensarmos... Ainda acordamos com um coco na tola!; ah é verdade, e praia e mergulho... ;) culminando com a celebração do 1º de Maio - o Labour day - que, como foi domingo, os malaios tiveram direito à segunda-feira, por isso as Perhentian estavam um bocadinho concorridas com muçulmanas a tomarem banho vestidas da cabeça aos pés. Mas nada comparado com a enchente de Albufeira em pleno Verão!

Na noite anterior ao 1º de Maio, conhecemos uma malaia muito simpática, a Leo, de Penang mas que está a trabalhar numa guest house em Langkawi. Deu-nos dicas óptimas sobre Penang, o nosso próximo destino, restaurantes onde só os locais vão e que têm o melhor Biriani da cidade! Acabou por ficar connosco pela noite fora e celebrámos a meia-noite na praia, com velas, archotes e música pop. Comemos uma fatia de bolo de banana cada um e bebemos e conversámos pela noite fora!! Antes de ir dormir... banho no mar!! No dia 1, eu e o Pedro resolvemos ir a um restaurante "mais para o carote" (caro aqui são 20€/pessoa), todo pomposo à beira-mar: o Bubu. A comida era óptima e no final, fogo de artifício na ilha para celebrar este dia...! :))))

Vida difícil...


12 comentários:

  1. Vai ser um aniversário dificil de esquecer :)

    ResponderEliminar
  2. Olá miúdos!
    Que fixe pá...granda pinta!
    Escusado será dizer que ficámos com um bocadinho de inveja... dessa tal "inveja saudável" né?
    :-)

    Por cá tudo jóia! MARAVILHA
    Amanhã é dia de pagar a renda
    o tempo está nublado
    o Sócrates já bate o Coelho nas sondagens
    o Braga vai à final com o FCP em Dublin
    ... é a loucura!!!!
    O Indie está aí, talvez um bom programa para o serão de hoje.
    Bjsssss,


    Ah!

    Ficaram com um bocadinho de inveja não foi??!!


    Ah!


    Muitos beijos

    ResponderEliminar
  3. Mil sorrisos com essa descrição :)
    No paraíso no dia do aniversário é capaz de ser chato! LOL
    Beijinhos, muitos.

    ResponderEliminar
  4. Ah! Claro, já me esquecia grande produção cinematográfica e adorei o som ;)
    Só não percebo porque é que o Crocket não aparece no vídeo... lol

    ResponderEliminar
  5. Lololol
    O Ah! contagiou ;))
    Sim, Raquelita, saudadinhas do Socras a ouvir passos de Coelho e outras tantas Portas (Tania, esta tirámos do teu Facebook ;) mas, claro, ficámos c um bocadinho de inveja, saudável claro. Dps partilha um bom filme do Indie p sacarmos aqui ;))
    Tania, o Crocket foi substituído pelo Colin Farrel e esse, acho q está em Ko Samui, com a sua mais-que-tudo. Pelo menos foi o q percebemos de uma revista cor de rosa malaia! Por falar em Ko Samui, já estamos na Tailândia!!! À espera do quim, p irmos rumo a norte, apanhar o ferry p Ko Phangan :))))
    Beijinhos p todos

    ResponderEliminar
  6. Amigos estou a trabalhar na farmácia e por momentos viagem até vocês... obrigada!!! ;) Toma muitas notas para depois seres minha conselheira de viagem... e voltem à tailândia em dez para nos encontrarmos!! ;) bjbj

    ResponderEliminar
  7. Que bom poderes viajar um bocadinho connosco ;) já estamos a tomar notas da Tailândia p vos darmos boas dicas p a vossa viagem :)))) chegámos agora a Ko Phangan, uma ilha ao lado de Ko Samui, mto menos turística e por isso mais bonita, segundo as palavras de um americano q decidiu viver na Tailândia. Vamos alugar uma Mota e percorrer a ilha, pq ébem melhor e mais barato q andar de taxi ou outro transporte local. Um gde beijinho p os 2 e se acharmos q vale a pena, ainda voltamos em dezembro ;)

    ResponderEliminar
  8. LOL LOL LOL essa piada do Sócrates é demaaaaaiiiisssssss :)

    Tantos ah!'s para dizer porque de facto ficamos maravilhados com essas paisagens das vossas aventuras. Espero dizer muito mais ah!'s ;)

    Revista cor-de-rosa Malaia?! Colin Farrel?! Ahahahahahah. Lindo. Quem será o Malaio mais famoso? Aposto que até o Ronaldo aparece nessa revista!!!!!!!!!!! :p
    Agora a sério, dá-me as coordenadas para me poder teletransportar e ir aí tirar umas fotos do Colin para vender para a Caras!!!!!!!!!!!!! LOL

    Tailândia deve ser espectacular, principalmente Phanom Rung da altura do império Khmer, bem como as inúmeras imgagens de budas e o grande palácio de Bangkok. Ok! Já estás a ver onde é que isto vai dar. Metam fotografias, nem que seja uma de cada, desses sítios aqui para eu poder viajar mais um bocadinho convosco! se forem visitar esses sítios :) :)

    Beijinhos e abraços nossos ;)
    Continuação de boa viagem

    Ah! E condimentos daí? Alguma coisa espectacular que já tenho experimentado?!

    ResponderEliminar
  9. xiii...até fiquei como o Bonga (com uma lágrima no canto do olho), cheio de inveja "saudável", mas já que não é possível estar na vossa companhia, ao menos que a minha máquina aproveite as férias gigantes e que continue a fazer estes filmes.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  10. Epá é bom que quando eu tiver de férias voces estejam num sitio que também seja o paraíso!! OkOk???? É verdade que neste preciso momento tou na praia a apanhar um ganda sol e a água está espectacular.....mas continuo a ter inveja! APROVEITEM!!! BEIJOS

    ResponderEliminar
  11. :))
    Tania: condimentos há tantos e diferentes: cardomomo, lemon grass, cravinho, caril verde, caril amarelo, caril vermelho, caril, caril Ah! E mais caril! Leite de coco! E chili... Muitooooo chili!!! Têm de vir p cá p o David tirar uns cursozitos de cozinha oriental ;)) isto é o paraíso das especiarias :)) O Ronaldo até tem uma estatua de cera no Madame Tussads em Banguecoque. Grande beijinho amigos!

    Ana: um grande beijinho de nós, ainda bem q estás a curtir! Obrigado por partilhares o nosso blog ;))

    Sara quando vieres garantimos-te o paraíso! ;p fazemos a festa onde quer q
    seja... Veeeeeemmmmm!!!!

    Tiago: antes imaginar-te Bonga q menino da lagrima ;))) ficámos emocionados por te teres emocionado. Vá, vem lá juntar-te a nós e traz o Vi. E o Bonga tb se quiseres! Um gde beijinho e abraço

    ResponderEliminar