terça-feira, 21 de junho de 2011

"Chefs" por um dia em Chiang Mai

Foi com alguma pena que nos despedimos do Tanut e de Bangkok - pois foi a primeira experiência em couchsurfing e não podia ter corrido melhor - por outro lado o ritmo e confusão próprios das grandes cidades já nos começava a apanhar e o espírito já pedia destinos mais calmos.
O próximo ponto no mapa da nossa viagem ficava bem a Norte, a uns 750Km de BKK. Aconselharam-nos o comboio, que era mais divertido que o autocarro, pois tem um vagão restaurante onde se juntam viajantes e por vezes se faz a festa pela noite fora.
No final o dito vagão restaurante fechou 1h30 depois do comboio partir (atrasado) e 14 horas depois chegávamos... a Lamphun a 150Km do nosso destino. Mais 2 horas de autocarro!!! E mais duas à espera do dito.
Por fim chegámos. O Pedro a querer ir a pé para o centro sem saber que direcção tomar, a Cláudia já não queria saber senão de chegar a uma guest house... Pergunta aqui, pergunta ali, fomos andando às apalpadelas até que um simpático inglês falante Sr. nos viu com ar atrapalhado a olhar para o mapa e nos apontou a direcção certa: "São cerca de 2Km a andar."
Dissemos "Chega." e gritámos: "Táxi!!!"
Chiang Mai é a segunda maior cidade da Tailândia, fica enquadrada num cenário natural bonito, rodeada por grandes montanhas, e tem uma dimensão e população sensivelmente idêntica à de Lisboa. O centro da cidade, em forma de um quadrado está bem delineado por um canal a toda a volta e é pacato e simpático, sem grandes avenidas ou edifícios altos, o que lhe dá uma dimensão mais humana e simpática para percorrer sem pressas ou pedalar à descoberta de um restaurante ou cantinho simpático. De resto, tal como quase todas as cidades asiáticas onde estivemos até agora, tem um mercado nocturno e a avenida principal fecha aos fins-de-semana à noite e transforma-se em Rua pedonal onde se instalam vendedores de tudo e mais alguma coisa e barraquinhas onde se pode comer desde larvas e grilos fritos e grelhados a deliciosos sumos de fruta.
Agências de turismo e todas as guest houses propõem uma panóplia de actividades: Passeios de elefante, trekking de 1 a vários dias pelas montanhas, visitas às tribos de minorias étnicas que vivem em aldeias próximas, cursos de culinária, ver os tigres, safaris nocturnos para ver a vida selvagem, e por aí fora.
A nós agradava-nos a ideia de aprender alguns dos segredos da cozinha tailandesa e decidimo-nos por um curso de um dia numa quinta biológica um pouco afastada da cidade.
Depois de uma visita ao mercado e à horta da quinta, onde a nossa simpática guia/professora Nut nos mostrou os principais ingredientes utilizados na confecção dos (deliciosos) pratos tailandeses, metemos a mão na massa e cozinhámos durante horas, sob orientação da Nut que nos dizia a cada instante: "Stir, stir, stir and smile, smile, smile!"
Depois de tudo cozinhado e comido ficámos de barriga a rebentar a falar e a conhecer um pouco melhor a nossa anfitriã que nos contou que estava de coração destroçado pois o seu namorado "Falang" tinha terminado a relação pois dizia que trabalhava demais e não tinha tempo para estar com ele. Resultado: em menos de nada escreveu no seu caderno uma colecção de impropérios para lhe dizer mais tarde em todas as línguas dos que estavam ali presentes! E não eram poucas as nacionalidades representadas no grupo!
Foi um fartote de rir.


O Comboio BKK - Chiang Mai parado em nenhures-de-cima.

Bebé adormecido.
Família adormecida.

Bela adormecida.

Arroz para todos os gostos.

Condimentos asiáticos.

Mercado

"Hum... acho que me passou a fome!"

"Olhá larva fresquinha! Olhó gafanhoto estaladiço! É tudo a 5 freguês!"

Tudo a postos para por a mão na pasta... de caril!

"Não, ainda não estamos no México! Vamos à horta e está solinho!"

Nut, malandra, a explicar que as bananas tailandesas são todas deste tamanho.

Quem adivinhar qual é o mais picante pode provar um!

Num sítio destes qualquer um tem vontade de cozinhar!

Yellow curry, anyone?

Green curry, para os amantes de comida mais "spicy".

Chicken with holly basil (ou galinha com manjericão), uma especialidade by Cláudia.

Phat Thai by Chef Pedro.

Os discípulos e a mestre.

"Espera só até veres a cara dele quando lhe disseres isto!"

3 comentários:

  1. Allô meus amigos :)

    1º que tudo, já tinha escrito uma resposta à vossa do "couchsurfing lealy cool" acompanhada de uma bela espetadinha de polvo da costa algarvia com batata doce de aljezur e esparregado, regada com um branco quinta de saes, que o chefe se encarregou de "mandar para o espaço" ao desligar o mac quando aproveitei para ir ao wc lavar as manápulas. Isto foi ainda em Maio! Acho que apanhei uma neura tão grande que só agora encontro a paz necessária para responder sem pensar em todas as coisas que já tinha escrito, estava tão bem disposta nesse dia, e que se perderam e já não vão ser ditas! Mas ok! Posso escrever outras! Ao fim de um mês acabei por perceber isso! lentinha... LOL

    Então pela ordem do vosso relato a 30 de Maio ao post acima referido:
    - agradeço a vossa força que recebi ;) e conto que sou oficialmente aluna de doutoramento da faculdade de psicologia e de ciências da educação da universidade do porto :) :) :) :) :) :) ééééééééééééé ;)
    - a política ferveu em lume brando em portugal na altura das eleições mas como os resultados não foram diferentes do que já se esperava o país está amorfo como sempre! aparecem aqui e ali umas manifestações de descontentamento como a acampada no rossio, onde se deslocaram alguns professores universitários, músicos, escritores, pintores e foram discutidos temas importantes, mas na minha humilde opinião de observadora de pessoas e ser pensante nas horas vagas, se esta merda ainda não mudou com as pessoas organizadas não é com anarquias que lá vai. Ainda vamos passar muito mal antes da coisa melhorar, e h+a muita gente por cá que ainda se ilude e acha que pode ceder mais um bocadinho na esperança que poupem uns mais que outros. A única coisa de que tenho certeza, como diz o ditado, é que "quanto mais um gajo se baixa mais o cú se lhe vê" e com esta falta de sentido de solidariedade e de vida comunitária não vamos longe. É uma dança como a do Berlusconi com o Sarkozy. Sarkozy disse que não queria os imigrantes em frança, Berlusconi criticou. Sarkozy mandou os imigrantes para itália e Berlusconi também não os quis. Agora, ambos querem a revisão do tratado de livre circulação das pessoas na europa e as fronteiras dos países de volta! Ou seja, a Europa está entregue aos bichos que outros por maioria escolheram... mudar será urgente antes que nos afundemos no EUROCAN TRASH... o problema é que mesmo com tanta gente a dizer que não gosta deles, como os vossos thais, continuam a elegê-los!!!!!! Gostava de descobrir a psicologia por detrás de tal raciocínio e acção, depois podias fazer um comprimido que ajudasse à clarificação mental da coisa!!!!!!!!!!!!! ;) lol
    - "lice" em vez de "rice" é muito bom lol lol lol imagino a risada;
    - férias amiga só para o ano..., em princípio lá para janeiro. de qualquer das formas vamos andar atentos às vossas aventuras para fazer uma visita ;)
    - médica, enfermeira, farmacêutica, amiga, mulher, para enaltecer o poder, bem como as tarefas, que possuímos quando esses seres másculos se aleijam e ficam feitos uns bebés! lol
    Brincadeira, mas porque de certeza teve os melhores cuidados porque estava contigo ;)

    ResponderEliminar
  2. - epá quanto a esses bichos, até me arrepio toda só de pensar nisso outra vez! mas mostrei-os ao David :p AHAHHAHAHAHAH teve o mesmo efeito que em mim! lol
    mas quando comerem uns tens que tirar umas fotos, de outra forma não acrerdito que tenham experimentado ou que algum ocidental consiga comer isso de livre vontade!!!!!!!!!!!!!!!!!! ahahahahahahah Essas imagens fazem-me sempre lembrar o Indiana Jones na Índia a comer essas tretas e os miolos de macaco servidos no crâneo dos mesmos... arhgghhhhhhhhhhhhh! lol
    - citronela e cardamomo nós temos cá e usamos, é de facto muito bom. cardomomo na tarte de maçã é logo outra coisa :) e a citronela o david também usa para aromatizar alguns peixes e molhos por exemplo. Ah! O tamarindo também temos mas acho que nunca comi isso num prato principal! experimentei numa sobremesa!!! Kaffir lime é que não! Mas já andámos a ver na net e tem um aspecto fresquinho, como os restantes citrinos - lol, e temos curiosidade em provar. A ver se arranjamos isso por cá :)
    Mas como vocês vêm daí com a experiência da coisa em primeira mão, resultado das vossas incursões culinárias, esperamos por vocês para nos deliciarem com um desses pratos fantásticos ;) dispensamos é as longas caminhadas para chegar aos produtos! que o calor deve ser abrasador nesta altura do ano. Aqui tem estado cá uma brasa.. ui ui! :)
    - Quanto às fotos do Damnern Saduark estão espectaculares. A dragon-fruit tem um aspecto lindo, a que é que sabe?! é bom?
    - Concluo, da história da Nut, que é mesmo verdade que as primeiras coisas a aprender em línguas estrangeiras são as palavras carinhosas e os palavrões! Ao menos deve ter-se distraído. O amor aqui ou em Chiang Mai também, comprova a história, tem os seus sofrimentos... e os amigos ajudam sempre a ultrapassá-los ;) muito zen universal este pensamento! LOL LOL LOL

    Amigos, continuação de boa viagem e que os ventos estejam de feição ;)

    Beijinhos T&D

    ResponderEliminar
  3. Lol fartámo-nos de rir a ler os teus "comments"!
    Isso é que é inspiração amiga! Às vezes faz falta, parar um bocadinho, para pararmos e deixarmos que a inspiração e introspecção nos enriqueçam. Por isso o facto do David ter desligado o computador, até que foi bom ;))))
    Muitos Parabéns por seres aluna de doutoramento, minha grande croma :))um dia ainda te vou ver no Governo! ahahah
    O Dragon fruit é um fruto lindo! Por fora é como viram, mas por dentro pode ser branco ou rosa choque com pintinhas pretas. Mas é mais imagem que conteúdo, já que o sabor nada tem de especial! Parece que estão a comer uma pêra mas que sabe a... pepino+melão? lol não é doce, mas não é salgado... é difícil, só experimentando mesmo.
    Estamos um pouco atrasados na actualização dos posts, mas vamos tentando. Continuem aí, com muita força, muito trabalho e muito sucesso. Nós por cá, também vamos torcendo por vocês. Um grande grande beijinho

    ResponderEliminar