domingo, 10 de julho de 2011

Falling in love with Luang Prabang

Final do segundo dia no Mekong, atracamos em Luang Prabang... É tão bom projectar esta palavra no ar. Parece que baloiça, como o slow-boat que nos desembocou no meio dela.
Percorremos a cidade, nós, a Saja, alemã que está a viajar connosco há uns dias, e o Florian, um alemão que conhecemos no barco a caminho de cá. As fachadas características de madeira revelam a ex-colonização francesa, quando pertenceu à antiga Indochina. A cidade, romanticamente banhada pelos Rios Mekong e Khan, está repleta de cafés com esplanadas em madeira e as ruas, estreitas, com chão de tijoleira, adornadas por um verde infinito rodeiam quarteirões geometricamente como se fosse uma cidade minuciosamente projectada. Apaixonamo-nos de imediato por esta cidade. A nossa preferida do Sudeste Asiático até agora!
À procura de uma guest house, com a Saja e o Florian.
Em frente a um Hotel XPTO.




Com os mochilões às costas nem damos pelo seu peso enquanto exploramos, embevecidos, as guest houses que a cidade tem para oferecer. Parados em frente de uma potencial guest house, onde em frente se celebrava um ritual de casamento, eis que nos deparamos com o Ethan, o americano que tinhamos conhecido em Banguecoque no âmbito do couchsurfing. Marcamos mais um encontro de despedida nessa mesma noite!
Confortavelmente instalados numa guest house que tinha sido sugerida por uma rapariga suíça que conhecemos em Chiang Mai, seguimos para o Night Market para jantar. Há buffet com várias massas e vegetais, mais frango ou outras carnes grelhadas para acompanhar.
O nosso quartinho até tinha pormenores de bom gosto :)
Nhamm... nhammm... Que fome!!!!!
Deliciosamente repastados, confirmamos a nossa presença no Utopia, um bar bem simpático, com almofadas no chão, jardim com vista para o rio e um campo de voleibal para os mais desportistas. Aí conhecemos os amigos do Ethan, o Sina, um iraniano docemente simpático que transmitia a maior Paz do Mundo e duas canadianas muito "cool" e engraçadas. Devido ao recolher obrigatório que existe no Laos, todos os cafés, bares e restaurantes têm de fechar às 11h da noite para que todas as pessoas, inclusivé farangs (estrangeiros), estejam em casa antes da meia-noite. O Ethan quer outra festa de despedida e diz que a noite não pode acabar por aqui! Há o bowling, muito popular em Luang Prabang, que está aberto até às 4h da manhã. Alguém alinha? Nós aceitamos de imediato! A Saja, alemã, mais as canadianas, receiam não poder entrar nas guest houses após a meia-noite pois ouvimos estórias de pessoas que não o puderam fazer depois daquela hora. Nós confortamo-las, dizemos que, caso não seja possível, ficamos todos juntos até ao raiar do dia. Convencidas, seguimos todos num songtawe (espécie de tuk-tuk muito popular no Laos e Tailândia - uma carrinha com bancos de lado e um toldo) rumo ao bowling.

O Pedro a fazer um dos seus muitos strikes!!
A Cláudia fez um dos seus poucos strikes da noite... !
O pessoal à espera da sua vez.
Bora lá tentar um strike?
O grito de guerra.
A equipa do Bowling.
À chegada.
 Strikes que nos faziam rejubilar de alegria, bolas que passavam ao lado dos pins e que nos faziam sentir um pouco zarolhos... no fundo, o que interessava era que estávamos todos juntos a celebrar a vida! Quando decidimos voltar para a cidade, reparámos nas horas e pensámos, temos ainda umas horinhas até ao nascer do sol, que tal irmos a pé? O anuimento foi geral! Ao som de música  dos Arcade Fire, The Drums, Bob Dylan e The Legendary Tiger Man, caminhámos a dançar e a cantar durante 6 kms pelas ruas até Luang Prabang.

Chegamos à cidade, deixamos todos seguramente acolhidos nas suas guest houses e voltamos, visivelmente felizes, por mais uma noite de partilha e folia com os nossos recém-amigos.

Luang Prabang nunca mais sairá dos nossos corações.

O caminho para o chill-out.
O mercado com o templo Mai Suwannaphumaham.
À noite.
Descanso pós-folia.
O songtawe.

A pedalar pelas ruas.
A Saja e o Pedro na disco.






Pôr-do-sol no monte Phu si.
Momento de captura do pôr-do-sol.

Vista do Monte Phu si, Luang Prabang.
Vista do Monte Phu si, Luang Prabang.

Sem comentários:

Enviar um comentário