domingo, 29 de janeiro de 2012

Check-in China


Entrámos na Imperial China e imaginámos-la sentada num trono, tão inatingível de tão alto que estava, a olhar-nos desconfiada seguindo-nos os passos através de uma câmara de vigilância. Sim, a nossa imaginação estava quase completamente ajustada à realidade. Na China há câmaras de vigilância nas ruas, nos edifícios, nos comboios e até no autocarro que tem como destino a aldeia nos confins do interior onde apenas vivem uns mil chineses.

 Guilin é o paraíso de férias para muitos chineses, já que a maioria está impedida de viajar para fora do país. É considerada a "Halong Bay" terrestre, maior e mais bonita segundo os chineses, apenas terrestre e não tão espectacular segundo os vietnamitas. Rivalidades à parte, mais do que Guilin que tem a fama, é Yangshuo, a 60kms e cujo percurso até lá se faz parcialmente de barco para podermos observar as gigantes montanhas cónicas revestidas de verde, que brilha pela paisagem. Percorrer o rio numa canoa de bambu e vaguear pelos campos e vilas tradicionais de bicicleta em Yangshuo fez-nos começar a adorar a China! Halong Bay é um pouco diferente, mas igualmente especial, porque andar de barco a percorrer as ilhas é espectacular.

Nanning:


Qualquer cidade na China tem uns valentes milhões de habitantes. Observa-se uma organização e um desenvolvimento económico que se espelha na arquitectura dos edifícios novos bem como nas infra-estruturas. Podemos dizer que a grande maioria dos chineses mostra sinais de poder de compra e podemos confirmar que a classe média está em crescente e proeminente expansão. As infra estruturas chegam a meter inveja a muitas cidades europeias: há casas de banho públicas em todo o lado, parques com lagos, árvores e arbustos para a prática do Tai Chi e da dança, e acesso para deficientes para todos os edifícios e passeios. Falando em dança, muito gostam os chineses de dançar! É vê-los aos grupos, mais delas que deles, de 15 ou 20, sempre a abanarem a anca, outros, aos pares, tipo danças de salão. Um regalo para a vista e uma vontade de nos juntarmos a eles - como fizémos algumas vezes! Toca a abanar a anca!



Guilin:


Yangshuo:

Sem comentários:

Enviar um comentário