domingo, 29 de janeiro de 2012

Pato à Pequim

A Cidade Proibida tão apetecida.
Beijing é grande e imensa e tem mais casas de banho públicas por metro quadrado do que a Índia inteira. Beijing é tão gigante que às vezes cansa. Logo para começar, saímos do nosso compartimento de luxo no comboio e à nossa frente tudo é extenso e largo: as avenidas, os edifícios e o número de pessoas.

Beijing é mais plano do que pensávamos. Arranha-céus são mais em Xangai. A cidade proibida também é imensa e repleta de turistas chineses! Perguntamo-nos se ainda não a viram, mas eles são tantos e como são raros os que podem fazer turismo fora, fazem todos turismo lá dentro. E quase todos passam pela cidade proibida! Deve ser gratificante para um chinês poder entrar em algo que já foi proibido. Em Agosto, época de férias, é necessário reservar comboio com 5 dias de antecedência. Quase todos os chineses passam férias na China, por isso todos os dias em Agosto, quase todos os chineses viajam de comboio para todo o lado! É uma correria! Não tínhamos a noção do que era viver numa sociedade com 1,4 biliões de habitantes, ou melhor, por exemplo em Beijing, não fazíamos ideia do que era viver numa cidade com 24 milhões de pessoas. Resumindo, é a lei do mais forte. Já o Darwin é que sabia! Também se deve ter baseado num estudo antropológico na China: filas? Quais filas? É tudo a passar à frente com o maior descaramento do Mundo e o pior é que ninguém reclama. Para entrar no metro, dá vontade de rir: correm para ver quem fica com o lugar sentado. Aqui é assim, não há tempo para filas. É gente a mais para os primeiros lugares. Mas se fizermos o mesmo, também não há quem repare. Estão habituados a isso. Mesmo assim, há alguns lugares em que já se vêem algumas filas e alguma organização. É uma nova China depois do sermão ocidental: não cuspir e fazer filas se faz favor, que é para o western não se escandalizar.

- Mas não é o western que vem ver a China? - pergunta o chinês com o dedo a coçar a cabeça.
- É. - responde o Mr. Premier.
- Então por que é que somos nós que temos de mudar? - pergunta de novo o chinês baralhado.
- Porque nós queremos que os ocidentais venham para cá! Acabou a conversa porque fazem o que eu mando e calou! - retorquiu o Mr.Totalier.

Menino chinês.
Porta chinesa.
Há uma penumbra constante que não deixa espreitar o sol: uma mistura entre nublado e nevoeiro, sem ser nenhum dos dois e com muita carga cancerígena. Pequim, perdão, Beijing, é uma das cidades mais poluídas do Mundo e o incrível é ver mais vietnamitas com máscara num dia em Hanói do que chineses com o mesmo num mês na China.

Mas também há inovação, restaurantes com barbecue de querer fazer voltar, mercados irresistíveis com peixe assado em espetadas, cafés originais e bem decorados, chinesas a passear na rua com muitos brilhantezinhos, lacinhos e orelhinhas de coelhinhas que mais parecem bonequinhas de pelúcia. Há concertos de rock com miúdos rebeldes e com penteados despenteados, mas também há dança, muita dança! Novos, mais os velhos, senhoras, muitas, todas juntas, dançam e fazem exercício até se cansarem nos parques chineses. Eles adoram espaços verdes, e nós também, por isso é um regalo para os olhos vê-los a todos a dançar, passear, fazer tai-chi, escrever caracteres chineses no chão, espalhados pelos parques!

E depois, há o melhor de Beijing, mas está em redor.... a muralha da China.

No compartimento de luxo do comboio.
Museu da Ciência e Tecnologia.
Na estação de comboio.
Uma das muitas estações de comboio gigantes de Beijing.
Drum Tower.
Um Restaurante muito bom!
"Preserved eggs" com um aspecto duvidoso mas com sabor fenomenal.
Espetadas de carne grelhadas deliciosas.
Arte na rua.
Caracteres chineses.
Actualização da realidade (?) actual.
Danças com fitas.
Parque.
Mao Mao!
Cidade proibida.
Porta.
Cidade proibida I,
Praça de Tiananmen.
Praça de Tiananmen I.
Avenida.
Bairro chinês.
Restaurante.
Peixinho grelhado.
Que delícia ;)
Candeeiros chineses.

Espectáculo na rua.
O sítio do famoso Pato à Pequim.
Pato à Pequim, nham nham.
Pão para o pequeno-almoço.
Café.
Cidade Olímpica.
Bird's Nest.
Cidade Olímpica I.
Um modo muito original de afastar pisadelas na relva.
Museu da Ciência e Tecnologia (Interior),

A escrever no chão.

Sem comentários:

Enviar um comentário